sábado, 1 de outubro de 2011

Filosofia e Sociologia no Ensino Médio de Redes Públicas e Privadas

O rebuliço da semana foi essa nota da VEJA:


"Ensino obrigatório de Filosofia e Sociologia nas escolas públicas: Em vez de empreender um esforço para melhorar o quadro lastimável da educação brasileira, o governo se empenha em tornar obrigatórias disciplinas que, na prática, só vão servir de vetor para aumentar a pregação ideológica de esquerda, que já beira a calamidade nas escolas."
(Ed. 2236 - 28/09/2011 - Pg.93)



*Faltou imparcialidade e bom senso... como se alguém fosse virar comunista por estudar filosofia!


Na situação em que se encontra a educação no país  a implementação da Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio é um grande passo contra a alienação em que vive a maior parte dos brasileiros.
Filosofia e Sociologia geram máquinas de reflexão. O povo precisa destes questionamentos, que reflete inclusive na maneira de escolher seus representantes na hora de votar.


 Essa é a verdadeira EDUCAÇÃO que leva o conhecimento a respeito do mundo que nos cerca. 




 Viviane Mosé , filosofa e mestra em filosofia pelo UFRJ, especialista em "Elaboração e implementação de políticas públicas" pela UFES


É possível transformar  a educação criando mentes pensantes...


“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”