quinta-feira, 5 de abril de 2012

O SURREALISMO DE CHAGALL

Um dos melhores pintores do século XX, Marc Chagall.


                                   


Marc Chagall nasceu numa pequena terra da Rússia, Vitebsk, no seio de uma muito pobre família judia. Embora muito influenciado pela pintura avant-garde de Paris, manteve sempre referências e paisagens da sua terra-natal.Criador do Azul Chagall, tom peculiar de azul em que pintava muitas de suas obras... Marc Chagall criou também seu próprio mundo colorido de mitos e mágica, cheio de estranhas criaturas e eventos miraculosos. Ainda assim, sua arte foi essencialmente baseada em memórias e experiências reais, que ele transmutou no caldeirão de sua imaginação. Um homem quase inteiramente absorvido por seu trabalho e sua vida familiar, destinado a confrontar-se com as mais variadas culturas, a atravessar guerras e revoluções e a passar por fugas e exílio. Conseqüentemente, em qualquer relato sobre Chagall, a arte e a autobiografia estão intimamente interligadas, ainda que de forma indireta.


Perdidamente apaixonado por Bella, sua mulher, que ao falecer lhe causa enorme depressão, Chagall mergulha no mundo de evocações, chamamentos e sonhos, conclui esse período com um quadro que já havia iniciado em 1931:

                                EM TORNO DELA - Autour d’Elle

                     




         Marc Chagall (1887-1985)
                         

"Estou satisfeito, e continuo acreditando na minha Santíssima Trindade estritamente pessoal: creio em Deus, na pintura e na música de Mozart. Não, não temo a morte. A única coisa que desejo é fazer livremente o que eu quiser. Minha prece é meu trabalho. Quanto ao resto, tudo continuará. Haverá outros Chagall. Sempre os há. Sempre haverá cores puras, música, poesia. Sempre haverá artistas atraídos pela luz."


Nenhum comentário:

Postar um comentário